Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A origem da SEXTA FEIRA 13

Um dia e uma noite repleta de misticismo, encanto e sedução onde por desventura do destino se tornou temida por alguns e momentos de sorte para outros. É assim que de certa forma se conhece a famosa sexta feira 13, o que muitos não sabem é o que tornou este dia tão famoso e por alguns tão temido.

Com base no que leio pude descrever a baixo alguns fatos da historia e da cultura humana que moldam este dia:

-na numerologia o numero 13 é considerado m número irregular, sinal de infortúnio;

-Segundo os mitos da cultura escandinava uma das origens se sucedeu por: a deusa do amor e da beleza Friga

(que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo,

Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com

outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos;

-Alguns pesquisadores relatam que o grande diluvío aconteceu na sexta-feira;

- A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa;

- Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward;

- 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspenderam direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o

Congresso;

- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde

aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram;

- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972.

Estes são alguns fatos que moldaram este dia...

Para mais informações é só perguntar...

6 comentários:

Anônimo disse...

nossa muito foda ameyy muito emocionante tenso profundo..
me deixo com a atenção totalmente ligada para ele adoreii

d. bohn disse...

to seguindo
se quiser tem algo do ramo surrealista, dada no meu...


http://euachoqueusimplesmentenaosei.blogspot.com/

Andy A. disse...

adoro essas curiosidades , mas eu não tenho medo de sexta feira 13 hehehe
seguindo seu blog , segue o meu

http://andyantunes.blogspot.com/

Bruna Dayane Sagaz disse...

bem legal essas coisas...
mas não acredito muito que seja por conta de uma data...

Gabriel Pozzi disse...

caramba, muita coisa aconteceu mesmo!
mas eu acho que se ecolhessem pegar uma quarta-feira 10 (por exemplo), teriam tantos fatos ruins como numa sexta-feira 13, pq disso o mundo está repleto!

um dia fui a ver a data do meu aniversário e descobri que o titanic afundou, guerras começaram, explodiram bombas nucleares, etc. é tenso haushaush

enfim, gostei muito do texto, se me permite uma crítica, o plano de fundo atrapalha um pouco a leitura!

bom fim de semana!
http://songsweetsong.blogspot.com/

contosdequalquercanto disse...

Seguindo ...
Leia www.contosdequalquercanto.blogspot.com.